A REGIÃO

Operação conjunta investiga grupo criminoso suspeito de desvio de dinheiro público que chegaria a R$ 1,6 bilhão.

Ao menos dez cidades das regiões de Campinas (SP) e Piracicaba (SP) são alvos da operação “Prato Feito” da Polícia Federal, Ministério Público Federal (MPF) e a Controladoria Geral da União (CGU) na manhã desta quarta-feira (9). A força-tarefa investiga o desvio de recursos federais para merenda escolar, uniformes e material didático nos estados de São Paulo, Paraná, Bahia e Distrito Federal. 

Os recursos foram repassados por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e podem chegar a R$ 1,6 bilhão no total. Há indícios de envolvimento de 85 pessoas: 13 prefeitos, 4 ex-prefeitos, 1 vereador, 27 agentes públicos não eleitos e outras 40 pessoas ligadas à iniciativa privada. 

De acordo com a CGU, prefeitos e secretários municipais de Educação eram procurados com propostas de vantagens ilícitas em troca da terceirização na merenda escolar das cidades. O órgão federal informou ainda que após o pagamento de propinas, os editais eram elaborados com cláusulas que beneficiariam as empresas envolvidas no esquema. 

 

Policiais federais saem com documentos da Prefeitura de Hortolândia (Foto: Johnny Inselsperger/EPTV) 

 

Região

As Prefeituras de Hortolândia (SP), Águas de Lindoia (SP), Cosmópolis (SP), Jaguariúna, Monte Mor, Mogi Guaçu, Holambra (SP) e Paulínia (SP) já confirmaram que policiais federais e técnicos da CGU estão fazendo buscas nos setores de licitações. Holambra ainda confirmou na casa do prefeito. A PF e a CGU citam mandados em Mogi Mirim, Socorro e Santo Antônio de Posse, mas as Prefeituras informaram que não receberam agentes nesta manhã. 

Os policiais também estão em outros municípios, mas o G1 aguarda a confirmação destes mandados. 

De acordo com a CGU, os demais municípios investigados são: Araçatuba, Araras, Barueri, Caconde, Cubatão, Embu das Artes, Itaquaquecetuba, Laranjal Paulista, Leme, Mairinque, Mauá, Mongaguá, Peruíbe, Pirassununga, Registro, São Bernardo do Campo, São Paulo, São Sebastião, Sorocaba, Tietê, Várzea Paulista, Votorantim. 

 

154 mandados

 

De acordo com a PF, são 154 mandados de busca e apreensão, além de afastamentos preventivos de agentes públicos e decisões de suspensão de contratação com o poder público referentes a 29 empresas e sócios. 

O inquérito foi instaurado em 2015 após informação do Tribunal de Contas que relatou possíveis fraudes em licitações de fornecimento de merenda escolar nas cidades do estado. 

Os investigados vão responder, na medida das participações, pelos crimes de fraude a licitações, associação criminosa, corrupção ativa e passiva. As penas variam de 1 a 12 anos de prisão.

Portal G1

Confira as notícias de Jaguariúna e Região nos portais: GUIA JAGUARIÚNA | JAGUARIÚNA VIRTUAL | BLOG DE JAGUARIÚNA | NOTÍCIAS DE JAGUARIÚNA

JAGUARIÚNA ONLINE
09/05/2018
oferecimento

EM Destaque


Freddy Groovers na 92ª Festa em Louvor a São Roque


Banda fará show na 92ª Festa em Louvor a São Roque, neste sábado, dia 18 no distrito de Três Pontes   Uma ótima opção cultural é ofertada pela banda Freddy Groovers, que com entrada franca, levará toda a sua mistura de ritmos....

ler notícia
12/08/2018


9ª Expo Noivos do Circuito das Águas acontece nos dias 04 e 05 de agosto


Quais noivos não queriam ter a facilidade de encontrar tudo para o seu casamento em um só lugar? Pois pensando nisso, a tradicional feira do segmento matrimonial, Expo Noivos do Circuito das Águas chega à sua 9ª edição, com data e hora para acontecer,....

ler notícia
31/07/2018


Show de talentos de J. Peron acontece em Amparo - SP


Após inúmeras aparições na TV, J. Peron ficou conhecido nacionalmente como um dos mais importantes imitadores do cantor baiano Raul Seixas. Com um histórico de shows realizados em treze estados brasileiros, o artista pedreirense carrega na bagagem a....

ler notícia
31/07/2018


Com Lula fora do cenário, Jair Bolsonaro lidera ranking dos presidenciáveis


Segundo a pesquisa realizada pela PARANÁ PESQUISAS, no primeiro momento Jair Bolsonaro lidera nas pesquisas, tendo a preferência dos eleitores, sendo em sua maioria homens com idade entre 17 aos 40 anos.  Já no segundo lugar existe a possibilidade de uma grande briga entre....

ler notícia
18/07/2018


Guia Gastronômico

A gastronomia jaguariunense tem forte acento italiano traduzido na mesa farta e na hospitalidade à moda do país da bota. Também preserva a herança culinária do tropeirismo, em pratos como feijão tropeiro e paçoca de pilão, entre outros. A cozinha com sotaque praiano também tem vez na capital nacional do cavalo. Assim como a portuguesa, a oriental e a árabe, marcando a presença de outros povos que também aqui se instalaram. Há opções para todos os gostos e bolsos, em várias faixas de preço e especialidades: desde um simples sanduíche e um bom churrasco até doces e sorvetes artesanais, que levam leite e frutas da região, entre outras guloseimas, que podem estar às vezes escondidas em algum espaço gastronômico mais “simplesinho” da cidade.. Confira os restaurantes e bares recomendados pelo nosso portal.

Ichi Ban

: (19) 3867-0922
maiores informações

Botequim da Estação

: (19) 3867-1411
maiores informações

Mingui & Aliche

: (19) 3867-2264
maiores informações

Bar da Praia

: 3937 4906
maiores informações

Hotéis e Pousadas

Está pensando em visitar o circuito das Águas Paulista e conhecer grandes atrações como o Rodeio de Jaguariúna, a Expoflora em Holambra, fazer compras na cidade Pedreira ou apenas tirar um fim de semana para relaxar ?

Venha, e aproveite o que as nossa região oferece. Aqui você encontra hotéis e pousadas aconchegantes com os melhores preços.

Confira alguns dos locais mais recomendos pelo portal:

Jaguary Hotel

: (19) 3837-3700
maiores informações

Prado Hotel

: (19) 3807-2007
maiores informações

Vila Bueno Pousada

: (19) 3867-3396
maiores informações

Galeria Hotel Pousada

: (19) 3867-1414
maiores informações


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Melhor visualizado em navegadores modernos. Resolução mínima de 1024