CULTURA

ESPETÁCULO MULTIMODAL APOSTA EM TECNOLOGIA PARA UNIR DANÇA, MÚSICA E LITERATURA EM JAGUARIÚNA

Baseado na estrutura literária de Ítalo Calvino, projeto leva inovação e imaginação ao Teatro Municipal Dona Zenaide neste domingo, 8 de julho. Entrada gratuita.

Romper barreiras, extinguir fronteiras, desconstruir a si mesmo e ao mundo. Em turnê pelo estado de São Paulo, o espetáculo multimodal “De uma margem a outra”, com direção coreográfica de Daniela Gatti e musical de Jônatas Manzolli, explora um novo modo de criação em rede. Dança, música, literatura e tecnologia se entrelaçam num jogo poético de gestos, sons e textos. O espetáculo, que foi contemplado pelo Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado (PROAC 2017), será encenado no Teatro Municipal Dona Zenaide neste domingo, 8 de julho, às 19h. A entrada é gratuita.

Baseado na estrutura literária do escritor Ítalo Calvino (1923-1985), sobretudo na contida no emblemático livro “Seis Propostas para o Próximo Milênio”, o espetáculo, protagonizado pelo bailarinos e músicos formados pela Unicamp, encena ilhas interpretativas a partir de diversos temas, que criam um ‘arquipélago imaginário’. As pontes representam passagens daquilo que é fixo, compacto e denso para o mutável e leve, até alcançar o sentido de transparência, que dissolve o que é denso e dá ao espectador a ideia de permeabilidade. O pêndulo liga o tempo ao espaco, movimento e som, criando pontes entre o fixo e o mutável. Passa pela construção do do imutável para o contato físico e, em seguida, para a transparência, que dissolve o que é denso e dá ao espectador a ideia de permeabilidade. Neste contexto, o pêndulo, mais do que um elemento cenográfico, é então levado ao palco como uma síntese do denso e do leve, criando uma conexão por meio de movimentos que sugerem a construção de pontes entre o fixo e o mutável.

Composições coreográficas e musicais navegam juntas entre cenas dramáticas, resultantes da performance envolvendo músicos – duas percussões, uma flauta transversal e uma mezzo soprano -, e bailarinos integrados a fragmentos de poemas do moçambicano Mia Couto, que estruturam o perfil melódico da obra.

A tecnologia está presente em todo o espetáculo por meio de sensores de movimento e difusão eletroacústica, que viabilizam sonoridades granulares a cada sutil deslocamento dos artistas em cena.

A proposta de criação do espetáculo tem origem em parcerias anteriores entre os professores e diretores Daniela Gatti e Jônatas Manzolli, ambos do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Matizes (2013) e a Ópera multimodal Descobertas (2016), criada para celebrar os 50 anos da universidade.

O projeto também conta com a colaboração de núcleos de pesquisa de criação artística – Núcleo Dança REDES, GRUPU Grupo de Percussão Unicamp e NICS. Assim como a obra de Calvino, a montagem está estruturada em seis movimentos: Peso, Leveza, Transparência, Pêndulo , Pele e Multiplicidade.

Sobre a direção do espetáculo

Artista da cena, Daniela Gatti é a diretora coreográfica e artística do projeto. É pesquisadora e professora de dança contemporânea do Departamento de Artes Corporais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde 2002. Recebeu o Premio Reconhecimento Docente de Graduação pela UNICAMP em 2017. Pesquisa processos criativos multidisciplinares com o Núcleo de Dança REDES. Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), é doutora e mestre em Artes pela Unicamp. Estudou na escola de dança Rotterdamse Dansacademie – na Holanda. Como bailarina e artista do corpo, participou de montagens coreográficas, cênicas e performáticas. Orienta, dirige e assessora trabalhos artísticos para intérpretes criadores e grupos profissionais de dança e teatro. Como coreógrafa e diretora, participou de produções como Impressões (2011), (IN)pressão (2012); Para se ver no Outro (2013); Sagração da Primavera com OSMC (2013); Matizes de Jônatas Manzolli (2013); Quebra Nozes (2015), Footing (2015), Serragem (2015), Ecoa (2016). Opera Multimodal Descobertas de Jônatas Manzolli (2016). Como gestora, coordenou o curso de Graduação em Dança da Unicamp (2012-2017), foi Coordenadora Geral dos Cursos de Graduação do Instituto de Artes (2014 a 2016) e atualmente é assessora da Pró-Reitoria de Graduação.

Diretor e compositor musical do espetáculo, Jônatas Manzolli é compositor, professor titular da Unicamp. Pesquisa o diálogo entre Ciência e Arte. É coordenador associado do NICS/ Unicamp e PhD em Composição pela Universidade de Nottingham, Reino Unido (1989-93). Foi pesquisador convidado do Instituto de Neuroinformática da ETH Zurique, Suíça (1998-2004). É professor visitante da Universidade Pompeu Fabra, Barcelona, Espanha (desde 2006) e pesquisador pleno do Centre for Interdisciplinary Research in Music and Technology (CIRMMT) da Universidade McGill, Montreal. Colabora com o Grupo de Representações Musicais do IRCAM, Paris. Já lecionou e realizou concertos no Japão, Singapura, Áustria, França, República Checa, entre outros países. Entre suas obras que utilizam tecnologia, destacam-se o projeto RoBoser (1998), a instalação Ada: Intelligent Space, Expo.02, Suíça e a Multimodal Brain Orchestra (2009), estreada na Conferência Europeia de Tecnologia do Futuro (FAT09), Praga. Jônatas Manzolli recebeu bolsas e prêmios, entre eles o prêmio “Zeferino Vaz”, Unicamp, por excelência em pesquisa nas Artes (2009), a Cátedra do Banco Santander, Barcelona (2013). Durante as celebrações dos 50 anos da Unicamp, setembro de 2016, estreou a sua ópera multimodal Descobertas para grande público. Em abril de 2017, recebeu o Arts & Literary Arts da Fundação Rockfeller para criar no Bellagio Center, Itália, a ópera multimodal Pássaros de Papel.

Elenco

Bailarinos: Karina Almeida e Tutu Morasi

Músicos: Gabriel Rimoldi (meta-flauta), Laiana Oliveira (mezzo soprano), Rodolpho Simmel e Otavio Antoniacci (percussão)

Direção Coreográfica e Cênica: Daniela Gatti

Direção Musical: Jônatas Manzolli

Composição Eletroacústica: Jônatas Manzolli, Danilo Rossetti e Gabriel Rimoldi Direção do Grupo de Percussão da Unicamp (GRUPU): Fernando Hashimoto

Figurino: Dani Calicchio e Kaliane Tassi

Concepção visual: Kassius Trindade

Fotografo: Kassius Trindade

Iluminação: Eduardo Albergaria

Apoio técnico e estagiária: Giovana Herrera

Produção: Cais das Artes.

Maat Promoções Artísticas

? Realização:

PROAC – Governo do Estado de São Paulo

? Apoio:

Departamento de Artes Corporais – Unicamp

Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), Unicamp

Serviço

Espetáculo multimodal “De uma margem a outra”

Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado (PROAC 2017)

Data: 8 de julho (domingo), às 19h

Teatro Municipal Dona Zenaide | R. Alfredo Bueno, 1151 – Centro, Jaguariúna – SP

Telefone: (19) 3867-2404

Entrada gratuita.

Confira as notícias de Jaguariúna e Região nos portais: GUIA JAGUARIÚNA | JAGUARIÚNA VIRTUAL | BLOG DE JAGUARIÚNA | NOTÍCIAS DE JAGUARIÚNA

JAGUARIÚNA ONLINE
01/01/1970
oferecimento

EM Destaque


GRUPO ‘ARTE NO CRAS’ CURTE SESSÃO DE CINEMA NO CRAS CRUZEIRO DO SUL


Na quarta-feira, 10 de outubro, o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Cruzeiro do Sul, que faz parte da estrutura da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura, comandada por Andréa Dias Lizun, promoveu uma sessão de cinema para as participantes....

ler notícia
11/10/2018


JAGUARIÚNA AVANÇA EM CONQUISTAS E TEM PROGRAMAÇÃO ECLÉTICA PARA COMEMORAR 64 ANOS


A programação é bastante diversificada e inclui inaugurações em diversos setores, ampliando os benefícios para a população na rede pública municipal. Além disso, teremos ainda shows musicais, teatrais, esportivos e....

ler notícia
03/09/2018


EXPOSIÇÃO “UMA CAPELA NO CAMINHO”, DO PREMIADO FOTÓGRAFO GUILHERME BAFFI, CHEGA A JAGUARIÚNA


Não há um só município brasileiro onde capelas, igrejas e templos não façam parte da paisagem, expressando a religiosidade de um povo, seja numa minúscula comunidade ou numa cidade com ares de metrópole. A gente vê e sabe que elas....

ler notícia
17/08/2018


Chitãozinho & Xororó comandam segunda semana da 30ª edição do Jaguariúna Rodeo Festival


A programação de shows do Jaguariúna Rodeo Festival 2018 está fechada. E como prometido: “modão” não vai faltar. Chitãozinho & Xororó comandarão a segunda semana da 30ª edição da festa, que....

ler notícia
14/08/2018


Guia Gastronômico

A gastronomia jaguariunense tem forte acento italiano traduzido na mesa farta e na hospitalidade à moda do país da bota. Também preserva a herança culinária do tropeirismo, em pratos como feijão tropeiro e paçoca de pilão, entre outros. A cozinha com sotaque praiano também tem vez na capital nacional do cavalo. Assim como a portuguesa, a oriental e a árabe, marcando a presença de outros povos que também aqui se instalaram. Há opções para todos os gostos e bolsos, em várias faixas de preço e especialidades: desde um simples sanduíche e um bom churrasco até doces e sorvetes artesanais, que levam leite e frutas da região, entre outras guloseimas, que podem estar às vezes escondidas em algum espaço gastronômico mais “simplesinho” da cidade.. Confira os restaurantes e bares recomendados pelo nosso portal.

Vicenzo Pizzaria

: (19) 3847-1049
maiores informações

Bar Parque dos Lagos

: (19) 3837-4118
maiores informações

Restaurante Zambon

: (19) 3867-4218
maiores informações

Ichi Ban

: (19) 3867-0922
maiores informações

Hotéis e Pousadas

Está pensando em visitar o circuito das Águas Paulista e conhecer grandes atrações como o Rodeio de Jaguariúna, a Expoflora em Holambra, fazer compras na cidade Pedreira ou apenas tirar um fim de semana para relaxar ?

Venha, e aproveite o que as nossa região oferece. Aqui você encontra hotéis e pousadas aconchegantes com os melhores preços.

Confira alguns dos locais mais recomendos pelo portal:

Vila Bueno Pousada

: (19) 3867-3396
maiores informações

Galeria Hotel Pousada

: (19) 3867-1414
maiores informações

Hotel Pousada Portal das Águas

: (19) 3837-2349
maiores informações

Prado Hotel

: (19) 3807-2007
maiores informações


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Melhor visualizado em navegadores modernos. Resolução mínima de 1024