ACONTECE EM JAGUARIÚNA

UBS DO FLORIANÓPOLIS E CASA DA MULHER ORIENTAM USUÁRIOS NO “DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL”


O expediente na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Florianópolis, em Jaguariúna, começou animado na manhã desta sexta-feira, 16 de abril, data que marca o “Dia Mundial do Combate à Hipertensão Arterial”. Dados do Ministério da Saúde apontam que a doença mata 300 mil brasileiros anualmente, sendo 820 mortes por dia, 30 por hora ou uma a cada 2 minutos.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, sob coordenação da Dra. Patrícia e após a aferição de pressão arterial, feita pela equipe de Enfermagem, usuários da UBS do Florianópolis participaram de uma Roda de Conversa e receberam orientações sobre o que é e como conviver com a hipertensão arterial, mantendo-a sob controle.

A atividade foi seguida de um alongamento e caminhada pelo Parque José Pires Junior, no próprio bairro, sob coordenação do professor e educador físico Gleidson Cantanhede, que é voluntário na comunidade e se prontificou a auxiliar. Essa mesma atividade aconteceu no Centro de Atenção à Mulher de Jaguariúna, mais conhecido como Casa da Mulher, onde as usuárias também tiveram aferição da pressão arterial e orientações preventivas.

“Muitas pessoas têm pressão alta e não sabem, por isso é importante sempre aferir (medir) e se informar, pois ela pode matar de maneira silenciosa”, lembra a secretária de Saúde. Quem mora em Jaguariúna e quiser saber a quantas anda sua pressão arterial, basta procurar a UBS mais próxima de sua casa, pois o serviço é oferecido gratuitamente.

 

26/4 é o “Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial”

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg.

Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande alto de sal, níveis altos de colesterol e falta de atividade física.

Além desses fatores de risco, sabe-se que sua incidência é maior na raça negra, aumenta com a idade, é maior entre homens com até 50 anos, entre mulheres acima de 50 anos e em diabéticos.

Sintomas – Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

Diagnóstico – Medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver hipertensos na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano.

Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2268-26-4-dia-nacional-de-prevencao-e-combate-a-hipertensao-arterial

Confira as notícias de Jaguariúna e Região nos portais: GUIA JAGUARIÚNA | JAGUARIÚNA VIRTUAL | BLOG DE JAGUARIÚNA | NOTÍCIAS DE JAGUARIÚNA

JAGUARIÚNA ONLINE
26/04/2019
oferecimento

EM Destaque


Idosos do Centro Dia recebem alunos do Colégio Objetivo na comemoração do Dia dos Avós


A manhã do último dia 5 de agosto foi de alegria e comemoração para os idosos que frequentam o Centro Dia “Osmar Carneiro”, que faz parte da estrutura da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Jaguariúna. Em clima de festa....

ler notícia
20/08/2019


Beneficiários do Bolsa Família participam de palestra e são informados de exigências para continuidade do benefício


Manter as pessoas informadas de seus direitos, para que não percam prazos e continuem a receber regularmente os benefícios sociais aos quais têm direito. Com essa finalidade o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cruzeiro do Sul, em Jaguariúna,....

ler notícia
20/08/2019


OITO MIL ALUNOS DA REDE MUNICIPAL RECEBEM O KIT DE MATERIAL ESCOLAR EM JAGUARIÚNA


A secretaria municipal de educação de Jaguariúna encerrou nesta segunda-feira, 19 de agosto, a entrega dos kits de material escolar a  cerca de 8.000 alunos das escolas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental I (crianças de 6 a....

ler notícia
20/08/2019


MAIS DE 350 ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE JAGUARIÚNA SE FORMAM NO PROERD


Foi realizada nesta terça-feira, 13 de agosto, no Teatro Municipal de Jaguariúna, a formatura no PROERD, Programa educacional de resistência às drogas e à violência de 355 alunos da rede municipal. Estiveram presentes o Prefeito Municipal de....

ler notícia
15/08/2019


Guia Gastronômico

A gastronomia jaguariunense tem forte acento italiano traduzido na mesa farta e na hospitalidade à moda do país da bota. Também preserva a herança culinária do tropeirismo, em pratos como feijão tropeiro e paçoca de pilão, entre outros. A cozinha com sotaque praiano também tem vez na capital nacional do cavalo. Assim como a portuguesa, a oriental e a árabe, marcando a presença de outros povos que também aqui se instalaram. Há opções para todos os gostos e bolsos, em várias faixas de preço e especialidades: desde um simples sanduíche e um bom churrasco até doces e sorvetes artesanais, que levam leite e frutas da região, entre outras guloseimas, que podem estar às vezes escondidas em algum espaço gastronômico mais “simplesinho” da cidade.. Confira os restaurantes e bares recomendados pelo nosso portal.

Botequim da Estação

: (19) 3867-1411
maiores informações

Ichi Ban

: (19) 3867-0922
maiores informações

Bar Parque dos Lagos

: (19) 3837-4118
maiores informações

Mingui & Aliche

: (19) 3867-2264
maiores informações

Hotéis e Pousadas

Está pensando em visitar o circuito das Águas Paulista e conhecer grandes atrações como o Rodeio de Jaguariúna, a Expoflora em Holambra, fazer compras na cidade Pedreira ou apenas tirar um fim de semana para relaxar ?

Venha, e aproveite o que as nossa região oferece. Aqui você encontra hotéis e pousadas aconchegantes com os melhores preços.

Confira alguns dos locais mais recomendos pelo portal:

Hotel Pousada Portal das Águas

: (19) 3837-2349
maiores informações

Jaguary Hotel

: (19) 3837-3700
maiores informações

Prado Hotel

: (19) 3807-2007
maiores informações

Galeria Hotel Pousada

: (19) 3867-1414
maiores informações


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Desenvolvido por e-rooster.com