ACONTECE EM JAGUARIÚNA

Posto de Atendimento Médico Veterinário de Jaguariúna castra 42 animais num só dia

Uma questão de saúde pública tratada com a seriedade necessária, pois a castração de animais domésticos ou de rua (sem dono) garante o controle da natalidade e ajuda a prolongar a vida de cães e gatos. Com essa justificativa, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaguariúna, via Posto de Atendimento Médico Veterinário (PAMV), realiza periodicamente a castração gratuita de cães e gatos na cidade. O serviço conta com a colaboração voluntária de médicos veterinários da cidade.

Para ter acesso à castração gratuita o dono do animal só precisa fazer a solicitação por meio do Atende Fácil. O serviço é mantido pela Prefeitura e exige a apresentação do Cartão Cidadão. De acordo com o médico veterinário da Prefeitura, Dr. José Eduardo Chaib de Moraes, nesta quinta-feira (23/05) o consórcio firmado com o Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Campinas) permitiu contratar um especialista e realizar a castração pré-agendada de 42 animais, a maioria cadelas, nas dependências do PMAV de Jaguariúna.  

“A prioridade, agora, é castrar as fêmeas, pois antes era mais comum castrar os animais machos”, explica. Conforme o veterinário, a convênio com o Cismetro permite marcar a castração de 40 animais num dia, como estava sendo feito, e outras 10 castrações em outro. “No início de junho teremos outra em nossa cidade e já estamos agendando mais 10 castrações”, revela o Dr. Eduardo Chaib.

O Posto de Atendimento Médico Veterinário da Prefeitura de Jaguariúna funciona na Rua Maurício Silva, s/nº – Bairro Roseira de Baixo, e tem acesso pelo portão dos fundos do Parque Américo Tonietti). Foi inaugurado pela Prefeitura em 6 de setembro do ano passado e faz atendimento veterinário gratuito de segunda a sexta, das 13h às 17h, mediante consulta gratuita previamente agendada. 

A secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, anunciou uma novidade que ampliará, em breve, segundo ela, a prestação desse serviço. “Recebemos uma verba, via emenda parlamentar do deputado Baleia Rossi (MDB), e vamos encaminhar a compra de um Castramóvel, que é um veículo com a estrutura necessária para realizarmos castrações nos bairros, atendendo assim a população em vários pontos da cidade”, revela.  

Reportagem: Aluízio Santana
Fotos: Ivair Oliveira/PMJ

Confira as notícias de Jaguariúna e Região nos portais: GUIA JAGUARIÚNA | JAGUARIÚNA VIRTUAL | BLOG DE JAGUARIÚNA | NOTÍCIAS DE JAGUARIÚNA

FACEBOOK
23/05/2019
oferecimento

EM Destaque


Idosos do Centro Dia recebem alunos do Colégio Objetivo na comemoração do Dia dos Avós


A manhã do último dia 5 de agosto foi de alegria e comemoração para os idosos que frequentam o Centro Dia “Osmar Carneiro”, que faz parte da estrutura da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Jaguariúna. Em clima de festa....

ler notícia
20/08/2019


Beneficiários do Bolsa Família participam de palestra e são informados de exigências para continuidade do benefício


Manter as pessoas informadas de seus direitos, para que não percam prazos e continuem a receber regularmente os benefícios sociais aos quais têm direito. Com essa finalidade o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cruzeiro do Sul, em Jaguariúna,....

ler notícia
20/08/2019


OITO MIL ALUNOS DA REDE MUNICIPAL RECEBEM O KIT DE MATERIAL ESCOLAR EM JAGUARIÚNA


A secretaria municipal de educação de Jaguariúna encerrou nesta segunda-feira, 19 de agosto, a entrega dos kits de material escolar a  cerca de 8.000 alunos das escolas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental I (crianças de 6 a....

ler notícia
20/08/2019


MAIS DE 350 ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE JAGUARIÚNA SE FORMAM NO PROERD


Foi realizada nesta terça-feira, 13 de agosto, no Teatro Municipal de Jaguariúna, a formatura no PROERD, Programa educacional de resistência às drogas e à violência de 355 alunos da rede municipal. Estiveram presentes o Prefeito Municipal de....

ler notícia
15/08/2019


Guia Gastronômico

A gastronomia jaguariunense tem forte acento italiano traduzido na mesa farta e na hospitalidade à moda do país da bota. Também preserva a herança culinária do tropeirismo, em pratos como feijão tropeiro e paçoca de pilão, entre outros. A cozinha com sotaque praiano também tem vez na capital nacional do cavalo. Assim como a portuguesa, a oriental e a árabe, marcando a presença de outros povos que também aqui se instalaram. Há opções para todos os gostos e bolsos, em várias faixas de preço e especialidades: desde um simples sanduíche e um bom churrasco até doces e sorvetes artesanais, que levam leite e frutas da região, entre outras guloseimas, que podem estar às vezes escondidas em algum espaço gastronômico mais “simplesinho” da cidade.. Confira os restaurantes e bares recomendados pelo nosso portal.

Vicenzo Pizzaria

: (19) 3847-1049
maiores informações

Botequim da Estação

: (19) 3867-1411
maiores informações

Restaurante Ristorantino

: (19) 3867-2436
maiores informações

Ichi Ban

: (19) 3867-0922
maiores informações

Hotéis e Pousadas

Está pensando em visitar o circuito das Águas Paulista e conhecer grandes atrações como o Rodeio de Jaguariúna, a Expoflora em Holambra, fazer compras na cidade Pedreira ou apenas tirar um fim de semana para relaxar ?

Venha, e aproveite o que as nossa região oferece. Aqui você encontra hotéis e pousadas aconchegantes com os melhores preços.

Confira alguns dos locais mais recomendos pelo portal:

Hotel Pousada Portal das Águas

: (19) 3837-2349
maiores informações

Jaguary Hotel

: (19) 3837-3700
maiores informações

Vila Bueno Pousada

: (19) 3867-3396
maiores informações

Galeria Hotel Pousada

: (19) 3867-1414
maiores informações


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Desenvolvido por e-rooster.com