CULTURA

Cerimônia na Fazenda da Barra homenageia herois da Revolução Constitucionalista de 1932

A Fazenda da Barra, patrimônio histórico e cultural de Jaguariúna que está em processo de restauração e preservação pela Prefeitura, foi o cenário das homenagens pela passagem do 87º Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, comemorado neste 9 de julho de 2019.

Conforme consta nos registros desse episódio histórico, motivo de orgulho para todos os paulistas, a Fazenda da Barra foi ocupada por tropas federalistas vindas de Minas Gerais, que lá permaneceram até o encerramento das hostilidades.

O evento cívico/militar no feriado de terça-feira reuniu entidades, autoridades e convidados para homenagear os heróis paulistas que lutaram contra a ditadura do governo de Getúlio Vargas, exigindo a convocação de uma nova Constituição Federal.

A cerimônia foi organizada pelo Núcleo de Veteranos de 32 – Trincheiras de Jaguariúna em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) e teve o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (SETUC). Um dos pontos altos da comemoração foi a participação do Exército Brasileiro, representado por tropas do 2º B Log L (Batalhão Logístico Leve) de Campinas.

Houve desfile de soldados do 2º B Log L, exposição de veículos militares e material bélico, exposição de peças de artilharia recolhidas em trincheiras paulistas na região de Jaguariúna e também a participação de colecionadores de veículos militares antigos. Vários deles eram réplicas dos que foram utilizados pela FEB (Força Expedicionária Brasileira) durante a Segunda Guerra Mundial, quando tropas do Brasil participaram de combates em solo italiano e ajudaram a derrotar o exército nazista de Adolf Hitler.

A solenidade contou ainda com exposição de material militar e viaturas atuais e antigas, exposição de material das Forças de Segurança pública de Jaguariúna e apresentação de cães adestrados da Polícia Municipal, mais conhecido como Show Dog. Outra atração foi a premiação dos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Jaguariúna, que retrataram em seus desenhos os ensinamentos sobre a Revolução Constitucionalista de 32.

Os alunos premiados foram: 1º lugar: Eyck Gradel (4º A - Escola Municipal Dr. Franklin de Toledo Piza); 2º lugar: Jorge Luiz Borges (4º A - Escola Municipal Prefeito Adone Bonetti) e 3º lugar: Ryan Deivid (4º C - Escola Municipal Professor Mário Bergamasco).

Reportagem: Aluízio Santana
Fotos: Samuel Oliveira

Confira as notícias de Jaguariúna e Região nos portais: GUIA JAGUARIÚNA | JAGUARIÚNA VIRTUAL | BLOG DE JAGUARIÚNA | NOTÍCIAS DE JAGUARIÚNA

FACEBOOK
10/07/2019
oferecimento

EM Destaque


O MÁGICO DE OZ ENCANTA O PÚBLICO EM JAGUARIÚNA


O clássico infantil, “O Mágico de Oz”, foi apresentado na manhã de domingo, dia 12, no Teatro Municipal Dona Zenaide. O público ficou encantado com a aventura de uma menina chamada Dorothy e seus amigos. O espetáculo contou a história de....

ler notícia
13/01/2020


Espetáculo Mágico de OZ abre o mês de férias em Jaguariúna


O “Festival de Férias de Jaguariúna 2020” será aberto no próximo domingo, 12 de janeiro, com o conto de fadas mais clássico do século XX. O espetáculo infantil “O Mágico de OZ” será apresentado no Teatro....

ler notícia
09/01/2020


BAILE DA TERCEIRA IDADE COMEMORA O NATAL JÁ NESTA QUINTA-FEIRA


O fim do ano está aí e antes que 2019 acabe a prefeitura de Jaguariúna, por meio da secretaria municipal de assistência social, realizará mais um Baile da terceira idade. A edição especial de Natal terá decoração natalina....

ler notícia
11/12/2019


VIRADA CULTURAL INCLUSIVA FALA SOBRE INCLUSÃO SOCIAL E CULTURAL NA PRAÇA UMBELINA BUENO


A Virada Cultural Inclusiva aconteceu no último sábado, dia 7, para lembrar o dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro. Com o tema #todosjuntos, o evento começou com a apresentação de 45 alunos da escola....

ler notícia
09/12/2019


Guia Gastronômico

A gastronomia jaguariunense tem forte acento italiano traduzido na mesa farta e na hospitalidade à moda do país da bota. Também preserva a herança culinária do tropeirismo, em pratos como feijão tropeiro e paçoca de pilão, entre outros. A cozinha com sotaque praiano também tem vez na capital nacional do cavalo. Assim como a portuguesa, a oriental e a árabe, marcando a presença de outros povos que também aqui se instalaram. Há opções para todos os gostos e bolsos, em várias faixas de preço e especialidades: desde um simples sanduíche e um bom churrasco até doces e sorvetes artesanais, que levam leite e frutas da região, entre outras guloseimas, que podem estar às vezes escondidas em algum espaço gastronômico mais “simplesinho” da cidade.. Confira os restaurantes e bares recomendados pelo nosso portal.

Restaurante Ristorantino

: (19) 3867-2436
maiores informações

Botequim da Estação

: (19) 3867-1411
maiores informações

Ichi Ban

: (19) 3867-0922
maiores informações

Restaurante Zambon

: (19) 3867-4218
maiores informações

Hotéis e Pousadas

Está pensando em visitar o circuito das Águas Paulista e conhecer grandes atrações como o Rodeio de Jaguariúna, a Expoflora em Holambra, fazer compras na cidade Pedreira ou apenas tirar um fim de semana para relaxar ?

Venha, e aproveite o que as nossa região oferece. Aqui você encontra hotéis e pousadas aconchegantes com os melhores preços.

Confira alguns dos locais mais recomendos pelo portal:

Jaguary Hotel

: (19) 3837-3700
maiores informações

Hotel Pousada Portal das Águas

: (19) 3837-2349
maiores informações

Prado Hotel

: (19) 3807-2007
maiores informações

Galeria Hotel Pousada

: (19) 3867-1414
maiores informações


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Desenvolvido por e-rooster.com