ACONTECE EM JAGUARIÚNA

Febre Maculosa nas cidades da região, tome cuidado.

Jaguariúna não tem nenhum caso da doença, mas prevenir é o melhor remédio; período entre julho e novembro é considerado propício para a proliferação do “vermelhinho”, segundo estágio da evolução do inseto.


A temporada entre o mês de julho e o início de novembro é propícia à disseminação do carrapato estrela em sua fase conhecida como “vermelhinho”, que é quando ele passou a fase do “micuim” e está presente na vegetação. Ele também parasita animais como capivaras, bois, cavalos e até mesmo gatos e cães domésticos, dos quais se alimenta do sangue.

Se um desses animais estiver com o vírus da febre maculosa, o carrapato estrela se infecta e pode contaminar o ser humano. É para evitar casos na cidade que a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, por meio da Vigilância Epidemiológica, deu início a uma nova campanha de divulgação sobre a febre maculosa.

Conforme a secretária titular da pasta, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, a febre maculosa é uma doença infecciosa grave, que provoca febre e pode até matar, se não houver um diagnóstico precoce. “Por isso, é importante que a pessoa diga ao médico, caso esteja com sintomas de febre alta e mal-estar, em quais locais esteve ou se teve contato com animais”.

Cuidados básicos

Na lista dos locais onde o carrapato estrela é mais comum entram margens de rios, matas ou pastos. Quem circulou por um deles deve tomar alguns cuidados (confira abaixo). O principal é verificar se não há algum carrapato no corpo. Os sintomas iniciais da doença, conforme a secretária de Saúde, se manifestam entre o segundo e o 14º dia após a picada do carrapato infectado com a bactéria Rickettsia rickettsii.

Confira as notícias de Jaguariúna e Região nos portais: GUIA JAGUARIÚNA | JAGUARIÚNA VIRTUAL | BLOG DE JAGUARIÚNA | NOTÍCIAS DE JAGUARIÚNA

JAGUARIÚNA ONLINE
12/07/2018
oferecimento

EM Destaque


Jaguariúna retoma atendimento com restrições em restaurantes, bares, cultos religiosos, academias e setor de beleza


O Governo do Estado confirmou nesta sexta-feira (7) a progressão de Jaguariúna e toda a região de Campinas da fase 2 (laranja) para a fase 3 (amarela) do Plano São Paulo de retomada da economia, medida válida a partir desta segunda-feira, dia 10 de agosto. A....

ler notícia
11/08/2020


Jaguariúna dobra vegetação nativa, segundo Inventário Florestal do Estado


A cobertura vegetal nativa do município de Jaguariúna praticamente dobrou nos últimos 10 anos, apresentando um aumento de 1.003 hectares – ou 10.030.000 metros quadrados -, o equivalente a mil campos de futebol. O índice de vegetação nativa na cidade....

ler notícia
06/08/2020


Prefeitura de Jaguariúna alerta população sobre queimadas


O Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente da Prefeitura de Jaguariúna alerta a população para que evite as queimadas, que configuram crime ambiental. Além disso, podem representar um risco ainda maior à saúde, pois provocam uma maior quantidade....

ler notícia
04/08/2020


CENTRO DE REFERÊNCIA DO AUTISMO ATENDE GRATUITAMENTE OS MORADORES DE JAGUARIÚNA


O Centro de referência do autismo de Jaguariúna (CAJ) já está funcionando no bairro Tanquinho. A unidade oferece atendimento gratuito aos moradores da cidade graças à parceria firmada entre a Prefeitura de Jaguariúna e a....

ler notícia
03/08/2020


Guia Gastronômico

A gastronomia jaguariunense tem forte acento italiano traduzido na mesa farta e na hospitalidade à moda do país da bota. Também preserva a herança culinária do tropeirismo, em pratos como feijão tropeiro e paçoca de pilão, entre outros. A cozinha com sotaque praiano também tem vez na capital nacional do cavalo. Assim como a portuguesa, a oriental e a árabe, marcando a presença de outros povos que também aqui se instalaram. Há opções para todos os gostos e bolsos, em várias faixas de preço e especialidades: desde um simples sanduíche e um bom churrasco até doces e sorvetes artesanais, que levam leite e frutas da região, entre outras guloseimas, que podem estar às vezes escondidas em algum espaço gastronômico mais “simplesinho” da cidade.. Confira os restaurantes e bares recomendados pelo nosso portal.

Bar da Praia

: 3937 4906
maiores informações

Botequim da Estação

: (19) 3867-1411
maiores informações

Bar Parque dos Lagos

: (19) 3837-4118
maiores informações

Pizzaria Vecchio Zilli

: (19) 3837-1304
maiores informações

Hotéis e Pousadas

Está pensando em visitar o circuito das Águas Paulista e conhecer grandes atrações como o Rodeio de Jaguariúna, a Expoflora em Holambra, fazer compras na cidade Pedreira ou apenas tirar um fim de semana para relaxar ?

Venha, e aproveite o que as nossa região oferece. Aqui você encontra hotéis e pousadas aconchegantes com os melhores preços.

Confira alguns dos locais mais recomendos pelo portal:

Galeria Hotel Pousada

: (19) 3867-1414
maiores informações

Prado Hotel

: (19) 3807-2007
maiores informações

Jaguary Hotel

: (19) 3837-3700
maiores informações

Vila Bueno Pousada

: (19) 3867-3396
maiores informações


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Desenvolvido por e-rooster.com