ACONTECE EM JAGUARIÚNA

Prefeitura de Jaguariúna obtém nota máxima no índice de capacidade de pagamento do Tesouro Nacional

A Prefeitura de Jaguariúna possui o melhor índice de avaliação da capacidade de pagamento (CAPAG) do Tesouro Nacional. O CAPAG é um dos principais indicadores financeiros do País, responsável pelo diagnóstico da situação financeira de estados e municípios.

Jaguariúna possui nível de excelência no controle de todos os quesitos avaliados pelo índice CAPAG (endividamento, poupança corrente e liquidez). Apenas quatro cidades na RMC (Região Metropolitana de Campinas) têm nota A. Além de Jaguariúna, os municípios de Indaiatuba, Monte Mor e Nova Odessa também obtiveram o índice.

Segundo o secretário municipal de Negócios Jurídicos, Fabiano Urbano, o desempenho de Jaguariúna é reflexo das boas práticas administrativas e financeiras implantadas na atual gestão. “Isso demonstra a austeridade e a seriedade da atual gestão na administração financeira do município”, afirma Urbano.

O Município de Jaguariúna ganhou destaque nos últimos anos pela seriedade, eficiência e responsabilidade na gestão fiscal, em função da implantação de ações planejadas e transparentes, que previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal.

O secretário destaca que todos os indicadores sobre a saúde financeira do Município são favoráveis, especialmente o baixo nível de endividamento da Prefeitura de Jaguariúna, um dos quesitos considerados na avaliação da CAPAG. “Segundo a legislação vigente, o endividamento de um órgão público pode atingir, no máximo, 200% das receitas correntes líquidas, e hoje Jaguariúna tem 2,82%”, explicou.

Análise

A análise da capacidade de pagamento do Tesouro Nacional apura a situação fiscal de estados e municípios brasileiros. O objetivo da CAPAG é apresentar de forma simples e transparente os dados sobre a saúde financeira dos órgãos públicos e o cumprimento das regras previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal.

A metodologia do cálculo, dada pela Portaria MF nº 501/2017, é composta por três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. Logo, avaliando o grau de solvência, a relação entre receitas e despesas correntes e a situação de caixa, faz-se um diagnóstico da saúde fiscal do Estado ou Município. Os conceitos e variáveis utilizadas e os procedimentos a serem adotados na análise da CAPAG foram definidos na Portaria STN nº 882/2018.

 

Confira as notícias de Jaguariúna e Região nos portais: GUIA JAGUARIÚNA | JAGUARIÚNA VIRTUAL | BLOG DE JAGUARIÚNA | NOTÍCIAS DE JAGUARIÚNA

JAGUARIÚNA ONLINE
23/07/2020
oferecimento

EM Destaque


Prefeitura de Jaguariúna libera eventos e retomada da Maria Fumaça


A Prefeitura de Jaguariúna publicou na edição desta quarta-feira, dia 14 de outubro, da Imprensa Oficial o decreto municipal que adequa as regras da quarentena da Covid-19 à progressão da região para a fase verde do Plano São Paulo de retomada das....

ler notícia
15/10/2020


Contra Covid, Prefeitura de Jaguariúna entrega ampliação de leitos no Hospital Municipal


Contra Covid, Prefeitura de Jaguariúna entrega ampliação de leitos no Hospital Municipal A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entrega nesta quinta-feira, dia 8 de outubro, a obra de reestruturação do Hospital....

ler notícia
07/10/2020


Jaguariúna retoma atendimento com restrições em restaurantes, bares, cultos religiosos, academias e setor de beleza


O Governo do Estado confirmou nesta sexta-feira (7) a progressão de Jaguariúna e toda a região de Campinas da fase 2 (laranja) para a fase 3 (amarela) do Plano São Paulo de retomada da economia, medida válida a partir desta segunda-feira, dia 10 de agosto. A....

ler notícia
11/08/2020


Jaguariúna dobra vegetação nativa, segundo Inventário Florestal do Estado


A cobertura vegetal nativa do município de Jaguariúna praticamente dobrou nos últimos 10 anos, apresentando um aumento de 1.003 hectares – ou 10.030.000 metros quadrados -, o equivalente a mil campos de futebol. O índice de vegetação nativa na cidade....

ler notícia
06/08/2020


Guia Gastronômico

A gastronomia jaguariunense tem forte acento italiano traduzido na mesa farta e na hospitalidade à moda do país da bota. Também preserva a herança culinária do tropeirismo, em pratos como feijão tropeiro e paçoca de pilão, entre outros. A cozinha com sotaque praiano também tem vez na capital nacional do cavalo. Assim como a portuguesa, a oriental e a árabe, marcando a presença de outros povos que também aqui se instalaram. Há opções para todos os gostos e bolsos, em várias faixas de preço e especialidades: desde um simples sanduíche e um bom churrasco até doces e sorvetes artesanais, que levam leite e frutas da região, entre outras guloseimas, que podem estar às vezes escondidas em algum espaço gastronômico mais “simplesinho” da cidade.. Confira os restaurantes e bares recomendados pelo nosso portal.

Restaurante Zambon

: (19) 3867-4218
maiores informações

Bar da Praia

: 3937 4906
maiores informações

Mingui & Aliche

: (19) 3867-2264
maiores informações

Bar Parque dos Lagos

: (19) 3837-4118
maiores informações

Hotéis e Pousadas

Está pensando em visitar o circuito das Águas Paulista e conhecer grandes atrações como o Rodeio de Jaguariúna, a Expoflora em Holambra, fazer compras na cidade Pedreira ou apenas tirar um fim de semana para relaxar ?

Venha, e aproveite o que as nossa região oferece. Aqui você encontra hotéis e pousadas aconchegantes com os melhores preços.

Confira alguns dos locais mais recomendos pelo portal:

Galeria Hotel Pousada

: (19) 3867-1414
maiores informações

Prado Hotel

: (19) 3807-2007
maiores informações

Vila Bueno Pousada

: (19) 3867-3396
maiores informações

Jaguary Hotel

: (19) 3837-3700
maiores informações


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Desenvolvido por e-rooster.com