ACONTECE EM JAGUARIÚNA

Pare de pensar que você precisa, que o governo faça tudo!

A tradição clássica liberal é baseada em diversos princípios de vários pensadores importantes, para a compreensão do mundo e do papel do governo (Estado) na vida do cidadão.

Milton Friedman escreveu: “Governos não aprendem, apenas pessoas aprendem.” Essa afirmação expressa, como o pensamento liberal valoriza muito mais os indivíduos do que o aparato Estatal, isso é os governos. Se as pessoas aprendem melhor que os governos, obviamente também são elas quem promovem, as maiores transformações em uma sociedade.

Um exemplo claro é nessa crise econômica, que o coronavírus aflorou, a variedade de ações sociais promovidas por grupos de pessoas que se juntaram para doar alimentos, roupas, produtos de higiene, entre outros, me arrisco a dizer que essas pessoas foram mais rápidas e eficientes que o poder público. Outro exemplo é: o iphone foi criado por um cidadão (indivíduo), ou pelo governo americano? As redes de telefonia estatais no Brasil, deram um bom exemplo de como o governo é um mau empreendedor.

Bruno Garschagen diz que “existe uma dinâmica que se expressa na ideia de que a sociedade brasileira tem direitos e não busca esses direitos”. Ao mesmo tempo, a noção de deveres, obrigações e de assumir responsabilidades “ficou de fora do debate público”.  Refletindo nisso, notamos o quanto nosso povo é iludido pela falácia dos direitos e torna- se refém dos políticos para tudo, que justificam aumentos de impostos e taxas, sobre a prerrogativa de que, precisam de mais recursos para oferecer serviços públicos de qualidade.

O Brasileiro detesta o político, mas ama o Estado, por isso somos enganados a cada eleição que passa por candidatos, parecidos com semi- deuses para nós (não estou brincando, há idólatras de políticos). Dificilmente queremos ouvir propostas que dizem respeito à devolver poder para o cidadão, pois receber poder, também incluí grandes responsabilidades, sendo assim, não poderíamos mais terceirizar nossos problemas nos políticos e culpá- los de braços cruzados.

Terceirizar os problemas para que os políticos resolvam, também é outra cilada, custa bem caro para nossos bolsos e raramente os problemas são resolvidos com eficiência. Não faz sentido dar problemas para o causador de problemas resolver. É melhor que tiremos deles algumas responsabilidades e deixemos a iniciativa privada fazer, com muito mais agilidade e custo benefício.

“Quem ama o lugar que vive cuida dele, mesmo que os políticos não cuidem.”

A foto desse morador da Roseira de Cima, me fez refletir muito no senso de responsabilidade e de patriotismo, que precisamos exercer. Quem ama o lugar que vive cuida dele, mesmo que os políticos não cuidem.


Se eles não fazem, façamos nós mesmos. Acredito que se cada um de nós assumirmos nossas responsabilidades e zelarmos pela nossa cidade, inclusive cobrando os políticos, até o nível das propostas dos mesmos elevariam- se. Imagine o político falando para esse senhor da foto: “Eu vou deixar o seu bairro limpo,” adoraria ver a resposta dele ao mesmo: “Prometa outra coisa, isso eu já faço.”

Pare de pensar que você precisa, que o governo faça tudo, nós precisamos é de mais liberdade, mais dinheiro no nosso bolso, para termos maior autonomia para sermos protagonistas do nosso futuro e das maiores transformações que nosso país precisa, ninguém sabe melhor o que necessitamos, do que nós mesmos.

Transforme sua indignação e revolta em ação, vamos arregaçar as mangas e fazer algo pelo nosso futuro, pela nossa cidade e pelo nosso país. Precisamos de MAIS CIDADÃO e MENOS GOVERNO. Meu total respeito a esse cidadão, este me inspira acreditar, que um mundo melhor é possível e nem tudo está perdido. Tem jeito e dá pra fazer diferente.
 

 

Fonte: Ton Proêncio

Administrador formado pelo Centro Universitário de Jaguariúna - UniFAJ, especializando em Economia Financeira pela Unicamp e aficionado ao Empreendedorismo.

Confira as notícias de Jaguariúna e Região nos portais: GUIA JAGUARIÚNA | JAGUARIÚNA VIRTUAL | BLOG DE JAGUARIÚNA | NOTÍCIAS DE JAGUARIÚNA

JAGUARIÚNA ONLINE
29/07/2020
oferecimento

EM Destaque


MARÇO REGISTRA RECORDE DE MORTES E CASOS CONFIRMADOS DE COVID EM JAGUARIÚNA


Março foi, disparado, o mês com mais mortes e casos confirmados de Covid-19 em Jaguariúna desde o início da pandemia de coronavírus. Segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, apenas em março deste ano foram....

ler notícia
05/04/2021


PROGRAMA PATRULHA AGRÍCOLA APOIA PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DE JAGUARIÚNA


Para atender os pequenos produtores rurais de Jaguariúna que precisam de apoio técnico e operacional, a Prefeitura oferece subsídio por meio do Programa Municipal Patrulha Agrícola com valores abaixo do mercado. Com isso, mesmo durante a pandemia o setor tem até....

ler notícia
31/03/2021


JAGUARIÚNA CRIA 610 NOVAS VAGAS DE TRABALHO EM FEVEREIRO


Jaguariúna registrou um saldo positivo de 610 novas vagas formais de trabalho no mês de fevereiro, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgado nesta terça-feira (30) pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia. De acordo....

ler notícia
31/03/2021


COMERCIANTES DE JAGUARIÚNA AFETADOS PELA PANDEMIA TÊM LINHA DE CRÉDITO NO BANCO DO POVO


Os comerciantes de Jaguariúna afetados pela pandemia de coronavírus podem contar com uma linha de crédito especial do Banco do Povo de até R$ 10 mil para capital de giro. A informação é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e....

ler notícia
31/03/2021


Guia Gastronômico

A gastronomia jaguariunense tem forte acento italiano traduzido na mesa farta e na hospitalidade à moda do país da bota. Também preserva a herança culinária do tropeirismo, em pratos como feijão tropeiro e paçoca de pilão, entre outros. A cozinha com sotaque praiano também tem vez na capital nacional do cavalo. Assim como a portuguesa, a oriental e a árabe, marcando a presença de outros povos que também aqui se instalaram. Há opções para todos os gostos e bolsos, em várias faixas de preço e especialidades: desde um simples sanduíche e um bom churrasco até doces e sorvetes artesanais, que levam leite e frutas da região, entre outras guloseimas, que podem estar às vezes escondidas em algum espaço gastronômico mais “simplesinho” da cidade.. Confira os restaurantes e bares recomendados pelo nosso portal.

Bar da Praia

: 3937 4906
maiores informações

Restaurante Ristorantino

: (19) 3867-2436
maiores informações

Mingui & Aliche

: (19) 3867-2264
maiores informações

Restaurante Zambon

: (19) 3867-4218
maiores informações

Hotéis e Pousadas

Está pensando em visitar o circuito das Águas Paulista e conhecer grandes atrações como o Rodeio de Jaguariúna, a Expoflora em Holambra, fazer compras na cidade Pedreira ou apenas tirar um fim de semana para relaxar ?

Venha, e aproveite o que as nossa região oferece. Aqui você encontra hotéis e pousadas aconchegantes com os melhores preços.

Confira alguns dos locais mais recomendos pelo portal:

Jaguary Hotel

: (19) 3837-3700
maiores informações

Vila Bueno Pousada

: (19) 3867-3396
maiores informações

Prado Hotel

: (19) 3807-2007
maiores informações

Hotel Pousada Portal das Águas

: (19) 3837-2349
maiores informações


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Desenvolvido por e-rooster.com