ACONTECE EM JAGUARIÚNA

Jaguariúna dobra vegetação nativa, segundo Inventário Florestal do Estado

A cobertura vegetal nativa do município de Jaguariúna praticamente dobrou nos últimos 10 anos, apresentando um aumento de 1.003 hectares – ou 10.030.000 metros quadrados -, o equivalente a mil campos de futebol. O índice de vegetação nativa na cidade passou a ocupar 15,5% do território municipal, ante os 8,4% de dez anos atrás, passando de 1.190 para 2.193 hectares.

Os dados estão no novo Inventário Florestal da Vegetação Nativa do Estado de São Paulo, divulgado pelo Instituto Florestal do Estado de São Paulo, responsável pelo levantamento e mapeamento dos remanescentes florestais em todo o território paulista.

“Podemos atribuir esse grande resultado do município de Jaguariúna também ao fato do município possuir o Programa Bacias Jaguariúna, um programa de proteção e recuperação dos mananciais, onde já foram recuperados aproximadamente 100 hectares de área de preservação permanente por meio da restauração florestal", afirma Aline Granghelli Catão, diretora do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente de Jaguariúna.

“O Programa Bacias Jaguariúna foi criado em 2010, ou seja, está fazendo exatos dez anos, e é extremamente importante para esses resultados positivos que temos obtido na recuperação vegetal nativa”, disse a secretária de Meio Ambiente de Jaguariúna, Luciana Souza.

No geral, o Estado de São Paulo apresentou 886.000 hectares a mais de vegetação e, segundo os especialistas responsáveis pelo levantamento, esse resultado se deve a vários fatores, incluindo o fato do novo mapa de cobertura vegetal ter sido produzido com imagens de satélite de alta resolução, aumentando em quatro vezes a possibilidade de observação das florestas paulistas.

BENEFÍCIOS

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a recuperação da vegetação nativa nos municípios é importante para fortalecer o ecossistema local, melhorando a disponibilidade de água, com uma maior proteção das nascentes e regulação da temperatura ambiente. Além disso, tem impacto direto na qualidade de vida dos moradores, já que uma maior cobertura vegetal melhora a qualidade do ar e reduz riscos de inundações e deslizamentos de terra.


 

Confira as notícias de Jaguariúna e Região nos portais: GUIA JAGUARIÚNA | JAGUARIÚNA VIRTUAL | BLOG DE JAGUARIÚNA | NOTÍCIAS DE JAGUARIÚNA

JAGUARIÚNA ONLINE
06/08/2020
oferecimento

EM Destaque


Prefeitura de Jaguariúna antecipa divulgação de alunos aptos e não aptos ao Prouni Municipal e amplia prazo para recursos


A Prefeitura de Jaguariúna antecipou para esta sexta-feira, dia 15 de janeiro, a divulgação da relação dos alunos aptos e não aptos ao programa Prouni Municipal 2021. Além disso, a Administração ampliou de dois para quatro dias o prazo....

ler notícia
15/01/2021


Após implantação de aplicativo, denúncias de maus-tratos a animais crescem 235% em Jaguariúna


O uso do aplicativo “Jaguariúna – Maus-tratos animais”, lançado pela Prefeitura de Jaguariúna no ano passado, possibilitou um aumento de 235% nas denúncias de maus-tratos e abandono de animais feitas à Polícia Municipal. Os números....

ler notícia
14/01/2021


Prefeitura instala iluminação de LED na Estrada do Japonês


A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Obras e Serviços, dá sequência ao programa de modernização da iluminação pública na cidade. Nesta semana, a secretaria está realizando a troca do antigo sistema de....

ler notícia
13/01/2021


Polícia Municipal de Jaguariúna atende quase 2.500 ocorrências em 2020


A Polícia Municipal de Jaguariúna atendeu quase 2.500 ocorrências em 2020. No total, no ano passado foram registradas 2.450 ocorrências, segundo balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública. O trabalho de prevenção,....

ler notícia
12/01/2021


Guia Gastronômico

A gastronomia jaguariunense tem forte acento italiano traduzido na mesa farta e na hospitalidade à moda do país da bota. Também preserva a herança culinária do tropeirismo, em pratos como feijão tropeiro e paçoca de pilão, entre outros. A cozinha com sotaque praiano também tem vez na capital nacional do cavalo. Assim como a portuguesa, a oriental e a árabe, marcando a presença de outros povos que também aqui se instalaram. Há opções para todos os gostos e bolsos, em várias faixas de preço e especialidades: desde um simples sanduíche e um bom churrasco até doces e sorvetes artesanais, que levam leite e frutas da região, entre outras guloseimas, que podem estar às vezes escondidas em algum espaço gastronômico mais “simplesinho” da cidade.. Confira os restaurantes e bares recomendados pelo nosso portal.

Bar da Praia

: 3937 4906
maiores informações

Pizzaria Vecchio Zilli

: (19) 3837-1304
maiores informações

Mingui & Aliche

: (19) 3867-2264
maiores informações

Ichi Ban

: (19) 3867-0922
maiores informações

Hotéis e Pousadas

Está pensando em visitar o circuito das Águas Paulista e conhecer grandes atrações como o Rodeio de Jaguariúna, a Expoflora em Holambra, fazer compras na cidade Pedreira ou apenas tirar um fim de semana para relaxar ?

Venha, e aproveite o que as nossa região oferece. Aqui você encontra hotéis e pousadas aconchegantes com os melhores preços.

Confira alguns dos locais mais recomendos pelo portal:

Galeria Hotel Pousada

: (19) 3867-1414
maiores informações

Hotel Pousada Portal das Águas

: (19) 3837-2349
maiores informações

Jaguary Hotel

: (19) 3837-3700
maiores informações

Prado Hotel

: (19) 3807-2007
maiores informações


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Desenvolvido por e-rooster.com